Arroz negro com frutos do mar

 

ARROZ NEGRO DO MAR

Rende 2 porções








Ingredientes:

120g de arroz negro

1 cebola roxa

3 dentes de alho

1/2 Pimentão vermelho

6 und de Camarão VM

150g de Lula

2 und de Lagostim

150g de Mexilhão

Manjericão à gosto

Caldo de camarão

2 colheres de sopa de Molho de tomate

1/2 copo de vinho tinto


Para o tomate confit:

100g de Tomate (coquetel ou cereja)

Azeite

Alho

Tomilho


Modo de Preparo:

O arroz negro demora um pouco a mais pra cozinhar, então nós vamos pré cozinhá-lo somente com  água e sal, sem refogar, apenas para adiantar o processo.

Enquanto o arroz cozinha, vamos ligar o forno e preparar o tomate confit. Esse tomate cozinha lentamente no azeite, então pode abusar mesmo, sem dó! Em uma assadeira vão: o azeite, 3 alhos claquet (amassado na mão), sal e o tomilho por cima (é opcional, tá bom?!) e claro, o tomate. Pode ser qualquer tomatinho de sua preferência e forno neles! Deixe assar por em média 40 min em fogo baixo.

Enquanto os tomates estão no forno, vamos para a próxima etapa: limpar os frutos do mar.

Comece pelo camarão, tire a casca, a cabeça e GUARDE! Vamos usar no caldo! Mesmo processo para o lagostim, também vamos utilizar sua cabeça e casca no caldo. 

Peça ao peixeiro para te entregar a Lula já limpa, você só precisará lavar e cortar em anéis da espessura de um dedo mindinho.

O mexilhão, se já estiver fora da concha, deixe-o de molho por um tempo, descarte a água e lave bem pra garantir que não terão pedacinhos de concha dentro ou até mesmo areia.

Com todos os frutos do mar devidamente limpos, seguimos para o fummet ou caldo de camarão, como preferir chamar.

Para o fummet, vamos botar na panela com azeite: as cascas do camarão e do lagostim, 3 dentes de alho inteiros, meia cebola branca, louro... se quiser botar mais coisa, aqueles restos de legumes que tem guardado caí pra dentro! Se quiser botar só as cascas pode ser também. Deixe dar uma tostadinha e cubra com água. Deixe cozinhar por 20 minutos. Nos últimos 5 minutos adicione o mexilhão no caldo e deixe dar uma fervida.

Enquanto o caldo toma forma, vamos pra nossa guarnição do arroz! Amém!

Corte o alho bem cortadinho, corte a cebola roxa em emince (famoso meia lua), corte o pimentão em brunoise (ou cubinho, como preferir) Aqui a gente cozinha e aprende!

Com o mise en place pronto, pegue sua wok, frigideira, ou a panela que preferir para finalizar o arroz, e vamos começar a juntar todos os ingredientes!

Primeiro começamos com os frutos do mar, um a um. Esse detalhe é muito importante, pois se colocarmos todos juntos na panela, soltarão muita água e o resultado não vai ser legal. Dessa forma perderemos todo o sabor que se acumula no fundinho da panela.

Panela bem quente, adicionamos as lulas. Adicione sal e preste atenção pra não passar do ponto. Ah, como eu sei?! Provando! Não tenha medo de provar.

Tira a lula, vai o camarão, mais azeite, sal. Assim que ficar rosa, tira do fogo para não passar do ponto. Mesmo processo com o Lagostim.

Por último, tira o mexilhão que estava no caldo de camarão e refoga com alho na panela.

Com todos os frutos do mar preparados, é hora do arroz.

Coloque mais azeite na panela e adicione a cebola, o alho e o pimentão picados. Assim que dourar, adicione o arroz já pré cozido. Misture bem todos os ingredientes, adicione o vinho, deixe o álcool evaporar e junte o molho de tomate e o caldo de camarão aos poucos até o arroz ficar al dente.

Quando o arroz chegar nesse ponto, hora de adicionar os frutos do mar, menos o lagostim. Vamos deixá-lo para decoração do prato. Adicione o manjericão, acerte o sal. pimenta do reino moída na hora e está pronto! 

Emprata bem lindo, coloque o lagostim por cima, o tomate confit 
e buon apetito!

(aff só de escrever deu fome!)

  • PULO DO GATO

1. Eu sempre adiciono Bacon no preparo. Ele entra no refogado do arroz. É um ingrediente opcional mas que faz toda a diferença e o resultado fica incrível!

2. Não deixe o arroz secar totalmente, o ideal é que ele fique mais cremosinho, como um risoto.





Compartilhar:

Postar um comentário

Designed by OddThemes | Distributed by Blogger Themes | Implantado por Consultor Net